– Pesquisa (Etapa 3)

Integração do Ramo Pioneiro – Pesquisa

Uma das etapas de integração do Ramo no estado, visa saber qual é a realidade de cada clã e qual a visão de cada um sobre o ramo. Os resultados serão compilados e postados no neste blog.

Participe

Link da pesquisa online

  1. Juliana Grell Agostinho
    16 de outubro de 2009 às 23:55

    Eu fui escoteira por mais de 14 anos, e foi importantíssimo para minha firmação de personalidade, e formação de caráter!!
    E, sendo uma ex-pioneira, e podendo repassar para os demais membros, e não membros do movimento escotista, a importância de alguns pontos básicos da nossa Sociedadde, e civilização, em como viver em conjunto com o próximo, e saber fazer diferença nesta Sociedade!!!
    Dar o exemplo benéfico aos demais, e sempre saber servir o propósito de uma cidadã consciente da diferença do que é certo, com o que além de certo faz a diferença!

  2. 17 de outubro de 2009 às 20:30

    O ramo pioneiro é o momento aonde consolidamos as amizades, buscamos novos horizontes, deixamos de ser uma patrulha e passamos a ser uma família chamada de Clã, a pessoa que caminha conosco não nos dá ordens e sim nos orienta, por isso não o chamamos de Chefe e sim de Mestre.

    Mas enquanto os Grupos não perceberem que o Servir no lema pioneiro é muito mais que ajudar o Grupo teremos no Ramo Pi, um ramo enfraquecido pelo fantasma da Assistência de Chefia. Enquanto os grupos não perceberem que jovens de 18-21 anos não possuem a maturidade e nem merecem terem seu ramo tolhido, ainda faremos os pioneiros de assistentes em vez de deixa-los ser Membros Juvenis.

    O Lema Servir deve vir acompanhado com a Comunidade e não limitado ao Grupo, eles devem pensar em projetos, em buscar recursos, em divulgar o Movimento Escoteiro atravéz de ações sociais em vez de darem 3 apitos chamando as tropas para ação.

    O sacrificio solicitado aos pioneiros faz com que seja roubada uma fase da vida cheia de emoção, fantasia, responsabilidade e companheirismo que pouco se vê nos ramos anteriores e quase nada se verá depois. Alí é o momento, e isso deve ser respeitado.

    Lugar de pioneiro é trabalhando para a Comunidade, participando de Jantares Medievais, Escalando Montanhas, Passeando com irmãos pioneiros, convivendo em pré e em Vigilias, enfim terminando de lapidar se carater para que futuramente possa se tornar um Chefe mais completo e aí sim devolver ao Grupo que o formou tudo o que lhe couber.

    Fui escoteiro, senior e pioneiro e, enquanto somente quando não pude mais passei a ser assistente e depois chefe.
    Hoje sou Presidente do 1º Grupo Escoteiro voltado a inclusão de crianças especiais e carentes.

    Tudo isso devo a esse ramo maravilhoso que tanto me ensinou!
    Servir

    G.E. Delta de Sorocaba
    http://blogdachefia.blogspot.com/

  3. 19 de outubro de 2009 às 16:45

    Concordo plenamente com o Marcelo, mas isso não significa que pioneiros são exemplos para os demais ramos e é essencial que estes vejam que o ramo pioneiro existe. Não vejo problema algum de EVENTUALMENTE os pioneiros atuarem como apoio da chefia, desde que isso não prejudique suas próprias atividades.
    Mesmo assim, o ramo pioneiro é uma fase de desenvolvimento em que as mudanças são constantes em todas as áreas da sua vida pessoal e portanto desenvolver-se dentro ramo também demanda tempo e dedicação. É por isso que vemos tão poucos clãs trabalahndo pelo servir. Até que o clã tenha estabilidade e amadureça pra ver dar frutos, alguns dos seus membros já estão completando 21 anos e deixando o clã. Tenho visto muitos ex pioneiros se dedicando a projetos muito mais que os pioneiros. Até que o lema Servir comece a fazer parte do indivíduo demora um pouco, são necessárias muitas atividades, reflexões, pré -vigílias, comunicação entre clãs, integração, vivência.

  4. Daniel Fernando Torres
    27 de outubro de 2009 às 14:10

    Bom para mim o ramo Pioneiro, é um misto de todos esses sentimentos e vivências que nossos companheiros já disseram, mas acredito-me que esse ramo acima de tudo é realmente para que o jovem aprenda o que é o lema servir, concordo que o jovem começa a entender o que esse lema significa apenas quando está para completar os teus 21 anos, acredito eu que o ramo poderia se estender até os mesmo completarem 23 anos, mas isso eu sei que já foi discutido, bom, além do objetivo de ensinar ao jovem sobre o lema Servir, acredito eu que é um ramo que ele se prepara para ter contato com os membros juvenis, por isso acho que como parte do crescimento pessoal, os Pioneiros tem sim que ajudar em outras seções do movimento, pois assim o lema ainda continua a valer, pois agora ele está a Servir dentro do grupo dele, e acredito que é bem melhor ele sair do ramo (onde ele pode ser bem orientado, até mesmo podendo errar), com alguma experiência com os jovens do que ter apenas concretizado projetos para ajudar a comunidade a sua volta…
    Na verdade minha opinião sobre esse assunto é bem mais extenso do que essas poucas linhas. E espero que esse fórum ajude os nossos jovens a melhorar cada vez mais o movimento.

    S.A.P.S.

  1. 16 de outubro de 2009 às 19:09
  2. 19 de outubro de 2009 às 15:32

Deixe um comentário